TIPOS DE PÊLOS

TIPOS DE PÊLOS



PÊLOS ABSORVENTES
Na raiz existem pêlos, que aumentam significativamente a área epidérmica capaz de absorver água e sais minerais do solo. Nas folhas, os pêlos têm geralmente a função de diminuir a perda de água por evaporação. Se forem abundantes e entrelaçados,os pêlos aprisionam uma camada de ar saturada de vapor de água  ,o que diminuem a transpiração.Esses fenômenos denominam-se pêlos absorventes.














PÊLOS URTICANTES
Há plantas em que os pêlos servem de proteção contra ataque de animais. A urtiga, por exemplo, tem pêlos perfurados como agulhas de injeção. Ao serem tocados, os pêlos perdem sua porção terminal arredondadas tornam-se pontiagudos. Se penetram na pele de um animal, esse pêlos injetam substâncias tóxicas que produzem forte irritação, por isso, pêlos urticantes.




PÊLOS SECRETORES
Há pelos que produzem e acumulam secreções, sendo assim genericamente chamados pêlos secretores.l Nas flores, por exemplo, há pêlos que secretam substâncias adocicadas que atraem insetos polinizadores. Já os pêlos secretores de certas plantas "carnívoras" contém enzimas digestivas, que permitem digerir insetos para complementar a nutrição.




0 comentários:

Postar um comentário